Frente de Assistência a Criança Carente discute a discriminação em sala de aula e nas relações interpessoais

A escola é um dos principais agentes responsáveis por manter e alimentar as discriminações por raça, gênero, etnia, renda, orientação sexual, diferenças físicas e deficiências, entre outras, não apenas nos conteúdos disciplinares, mas também nas interações e práticas cotidianas que ocorrem em seu interior e que estão presentes na sociedade.

É nesse contexto que a FACC- Frente de Assistência a Criança Carente, discutiu com escolas e segmentos da instituição como se configura discriminação em sala de aula e nas relações interpessoais, tendo como tema de discussão dessa semana (02 a 08 de maio/11): “Diferenças sim, desigualdade, não.”  Para tanto, realizamos algumas atividades:

02/05- Sensibilização à temática na instituição:

Através de rodas de bate- papo, nas acolhidas, falamos sobre a campanha e sensibilizamos sobre a temática, em seguida fizemos a mediação do livro infanto- juvenil: “Diversidade” da autora Tatiana Belinky, que possibilitou um melhor dialogo com as crianças. O livro ressalta, de forma lúdica e divertida,  a importância de se respeitar as diferenças e reconhecê-las como aspecto positivo no processo histórico e social.

03/05- Recreio Cidadão: Reflexus nas escolas

O espetáculo “Reflexus” é fruto de discussões sobre temáticas relativas aos conflitos e anseios dos jovens da comunidade em que vivem. Misto de depoimentos recolhidos na comunidade (entrevistas com usuários de drogas, portadores de HIV, prostitutas, negros, travestis e desempregados) e poemas que dialoguem com essas temáticas, o Espetáculo propõe um olhar poético sobre esses personagens tão próximos do cotidiano das comunidades de periferia.

Levamos o espetáculo à Escola de Ensino Médio Joaquim Albano e as respostas foram imediatas. Os jovens se manifestavam em apoio ou repúdio aos personagens, não se mostrando alheios às discussões. Depois do espetáculo, fizemos uma roda de discussão, onde ouvimos depoimentos emocionados de pessoas que também se sentiam excluídas e não tinham como se defender ou espaço para expressar suas angústias. Foi um momento de troca rico e cheio de significados.

03/05- Divulgação da cartilha Erês:

A cartilha Erês nasce da necessidade de socializar as práticas de exercícios de afro descendência, realizadas na instituição com crianças e adolescentes. Tendo em vista, o preconceito de raça que ainda existe nas escolas,  a FACC divulga e distribui a cartilha para crianças, jovens e gestores de escolas públicas, na tentativa de esclarecer sobre a temática e abrir um canal de comunicação com os movimentos de mobilização negra.

04/05- Lançamento  digital informativo Lagarta de fogo

O informativo digital Lagarta de fogo, se propõe a ser um canal de comunicação comunidade e instituição. Através dele, socializamos as atividades e temas que são discutidos na FACC. Nessa edição especial, lançamos uma matéria sobre a Semana Global pela Educação e as atividades que vem sendo feitas.

06/05- Ação Integrada (Integração nas diversidades)

Através dessa ação, as instituições: FACC,  CDI e  FBPC, montaram uma programação conjunta, numa manhã socializante que tinha atividades diversas: contação e construção de histórias, pintura de rosto, jogos de carimba, vôlei, basquete, atividades recreativas,  teatro de fantoche. Todas as atividades focando o respeito ao coletivo e a valorização às diferenças.

“Um dia, a gente descobre que o mundo inteiro é inventado, e que o preconceito é uma jaula que prende o amor”… Liana Leal

Anúncios

Publicado em 27 de junho de 2011, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: