Participando ativamente da SAM, COBEC realiza palestras, visita a escola e passeata

O Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús (COBEC) participou da Semana de Ação Mundial 2011 ativamente, realizando cinco atividades que envolveram mais de 850 pessoas no Ceará! Veja abaixo a descrição das atividades!

ATIVIDADE I:

Nome/ tipo do evento: Visitas as escolas do distrito.

Organização Promotora do Evento: Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús – COBEC

Local: Escola Joaquim Leite Teixeira – sede de Quitaiús; Escola Horácio Tavares – sítio Varas e Escola Antão Carneiro – sítio Tabuleiro Alegre.

Cidade/ UF: Distrito Quitaiús, Lavras da Mangabeira/CE

Nº de participantes: 236 alunos, 22 professores e 9 auxiliares de serviços.

ATIVIDADE II:

Nome/ tipo do evento: Reunião com os professores da Escola Joaquim Leite Teixeira, funcionários do COBEC e o núcleo gestor da Escola..

Organizações Promotoras do Evento: COBEC e Escola Joaquim Leite Teixeira

Local: Escola Joaquim Leite Teixeira

Cidade/ UF: Distrito Quitaiús, Lavras da Mangabeira/CE

Nº de participantes: 14 professores, 3 membros do núcleo gestor e 4 auxiliares de serviços

ATIVIDADE III:

Nome/ tipo do evento: Palestra com representantes do grêmio estudantil, associação de pais e comunitários, de animadores comunitários, diretoria do COBEC e jovens, sobre o Tema e Lema da SAM 2011, com a participação da Psicóloga do CRAS.

Organização Promotora do Evento: COBEC – Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús.

Local: Sede do COBEC

Cidade/ UF: Distrito Quitaiús, Lavras da Mangabeira/CE

Nº de participantes: 4 professores, 1 membro do núcleo gestor da Escola Joaquim Leite, 3 membros da diretoria e 4 animadores comunitários e 1 membro do núcleo gestor do COBEC, 2 jovens e 1 representante da APC- Associação de Pais e Comunitários.

ATIVIDADE IV:

Nome/ tipo do evento: Palestra Educativa sobre o Tema e Lema da SAM 2011.

Organizações Promotoras do Evento: COBEC – Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús e Escola Joaquim Leite Teixeira. .

Local: No Pátio da Escola Joaquim Leite Teixeira.

Cidade/ UF: Distrito Quitaiús, Lavras da Mangabeira/CE

Nº de participantes: 14 professores, 225 alunos, 3 membros do núcleo gestor da Escola Joaquim Leite, 45 famílias sócias no COBEC, 3 membros da diretoria, 7 animadores comunitários e 2 funcionários,  9 auxiliares de serviços da Escola Joaquim Leite.  Com a participação de membros da Secretaria Municipal de Educação.

ATIVIDADE V:

Nome/ tipo do evento: Passeata pelas ruas principais do distrito.

Organizações Promotoras do Evento: COBEC – Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús e Escola Joaquim Leite Teixeira. .

Local: Ruas do distrito, saindo da Escola Joaquim Leite até a sede do COBEC.

Cidade/ UF: Distrito Quitaiús, Lavras da Mangabeira/CE

Nº de participantes: 8 professores, 189 alunos, 1 membro do núcleo gestor da Escola Joaquim Leite, 28 famílias sócias no COBEC, 3 membros da diretoria, 7 animadores comunitários e 2 funcionários,  4 auxiliares de serviços da Escola Joaquim Leite.  Com a participação de alguns outros comunitários.

Nas visitas às escolas debatemos sobre o surgimento e a importância da SAM para a Educação do país e do mundo, sobre o Tema e o Lema da SAM 2011, com depoimentos espontâneos de alguns alunos e professores a cerca do Lema da SAM deste ano, que deram encaminhamentos a alguns trabalhos em sala de aula e como tarefa escolar durante a semana. A reunião prevista com os seguimentos educacionais locais tornou-se uma proveitosa Palestra. Houve muitas inquietações e questionamentos na reunião com os professores (encarados como pontos que precisamos melhorar muito como educadores). A palestra foi participativa, apesar do grande número de pessoas presentes. Ficaram alguns aprendizados. A passeata pelas ruas principais do distrito, saindo da Escola Joaquim Leite à sede do COBEC, utilizando faixas, cartazes, trabalhos produzidos por alunos, etc, motivou muitas outras pessoas a se inteirar da SAM 2011. No geral o que havíamos planejado foi cumprido, exceto algumas visitas a escolas rurais. Saiu como encaminhamento desta campanha, a necessidade de maior engajamento de todos na conscientização das famílias, educadores, educandos e comunidade, quanto às questões apresentadas, para que a realidade seja melhorada no que se refere a discriminação e o preconceito.

Anúncios

Publicado em 24 de maio de 2011, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Parabéns Equipe do COBEC!

    É com orgulho e alegria que faço votos de muito sucesso para esta equipe que trabalha para o bem social do povo quitaiuense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: